Martelete
O martelete é uma ferramenta muito utilizada em obras e reformas para quebrar e demolir paredes. O martelo demolidor — outro nome que o equipamento recebe — conta com motor potente, sendo indicado para perfurar e romper estruturas muito resistentes, como colunas de concreto e cerâmica.
Versátil, ele pode ser encontrado em vários modelos e ter funções diferentes. Ele torna o dia a dia de quem trabalha com obras mais prático, por isso é sempre útil ter um por perto. Para ajudar você a entender como funciona cada tipo, preparamos este guia respondendo às principais dúvidas sobre ele. Confira a seguir!
Qual é a função do martelete?
O martelete tem um mecanismo de ação semelhante ao da britadeira, mas é projetado para o uso em superfícies verticais. Ele serve para cinzelar, quebrar e demolir paredes e colunas feitas de diferentes materiais, como concreto, tijolos, cerâmica e aço.
A ferramenta pode, por exemplo, abrir caminho para tubulações hidráulicas e elétricas ou derrubar paredes inteiras. Muito utilizada na construção civil, ela também auxilia nas reformas residenciais.
Qual é a diferença entre o martelete e a furadeira?
Frequentemente confundido com a furadeira, o martelete é mais forte e absorve mais impacto. Apesar de terem o formato parecido, as furadeiras são utilizadas para fazer furos em superfícies, enquanto os marteletes servem para demolições.
Quais são os tipos de martelete?
É possível encontrar o martelete com fio ou sem, em modelos variados, como o rompedor e o perfurador. Na hora de escolher entre a ferramenta com cabo ou bateria, é interessante considerar o tempo de uso.
A bateria pode tornar o equipamento mais pesado e dura cerca de 30 minutos. O ideal é utilizar os marteletes sem cabos apenas em pequenos reparos e as versões com fios durante longos períodos de uso.
Quanto aos tipos, eles são feitos para perfurar, quebrar ou destruir paredes. Para ter uma melhor produtividade, é interessante entender como os principais modelos funcionam, assim como as diferentes aplicações deles. A seguir, explicamos melhor!
Martelete perfurador
O martelete perfurador é projetado para perfurar diferentes materiais, incluindo aço, madeira e concreto. Similar à furadeira, o modelo vem acompanhado de ponteiras, como brocas e talhadeiras. Com peso que varia entre 2 e 13 kg, ele possui apenas a função de rotação e pode ser usado para aparafusamentos.
Martelete rompedor
Já o martelete rompedor, como o próprio nome sugere, é usado para romper estruturas muito rígidas, como o concreto, por meio de rápidos movimentos de impacto. Geralmente, ele é utilizado para a remoção de azulejos e outros revestimentos, e conta com chave seletora para o uso de talhadeiras ou brocas.
Martelete demolidor
Com peso que pode chegar a 30 kg, os marteletes demolidores são os modelos mais potentes, utilizados para demolições de estruturas como vigas, lajes, paredes de alvenarias e asfalto. Essa é uma ferramenta usada em grandes obras e não é indicado usá-la em reformas de apartamentos.
Martelete combinado
O martelete combinado possui três funções: rotação, rotação com impacto e apenas impacto. É possível fazer perfurações, rompimentos e trabalhos de talha com a ferramenta. Muito utilizado na perfuração de metal e madeira, o modelo é prático e fácil de manusear.
Qual é a potência dos marteletes?
A potência dos marteletes pode variar entre 500 e 1500W. As potências menores são indicadas para pequenas perfurações e serviços esporádicos. Para serviços mais pesados, o ideal é utilizar um martelete de 800W ou mais.
Confira as melhores ferramentas elétricas na Telhanorte!
Gostou de saber mais sobre o martelete? Na Telhanorte, você encontra os principais modelos das melhores marcas, como Bosch, Makita e Dewalt. Independentemente do tipo – perfurador, rompedor ou combinado –, temos tudo o que você precisa para a obra!
Além disso, na Telhanorte, você conta com uma seção inteira de
ferramentas elétricas, trazendo furadeiras, parafusadeiras, esmerilhadeiras e muito mais. Compre tudo com apenas alguns cliques! Acesse agora e veja mais!