Conduítes
Os conduítes são tubos corrugados, bastante flexíveis. Por eles passam os fios elétricos de uma construção, protegidos da aplicação de cimento ou argamassa. Eles também facilitam muito a troca dos fios, em caso de rompimento, falha ou curto-circuito.
Os conduítes de PVC são resistentes, instalados no teto e nas paredes, e podem controlar o fogo em situações de incêndio por curto-circuito, porque são feitos de material não inflamável.
Assim, essa tubulação é ideal para usar do lado de dentro das construções, já que fica coberta por argamassa. Também há os conduítes rígidos, feitos de ferro galvanizado e usados para a fiação elétrica externa, pois são resistentes contra chuva, vento, sol, frio ou calor.
Conduítes corrugados Tigre e Amanco
Os conduítes representam um custo de aproximadamente 10% do valor investido na parte elétrica de uma obra. Por representarem um custo-benefício muito positivo, é fundamental que você escolha conduítes de qualidade para sua obra.
Entre os mais famosos pela qualidade, estão os conduítes Tigre e Amanco, que atendem aos requisitos definidos pela norma brasileira. As cores deste produto costumam ser amarelo, laranja, branco ou preto, que se destacam na construção e facilitam a localização ao instalar.
Eles vêm em várias formas de apresentação, como os conduítes ¾, em rolos de 50 ou 100 m, além das cores descritas anteriormente. Cada um tem uma utilidade dentro da obra, então é importante que você converse com um profissional para saber qual adquirir.
Como instalar um conduíte
No caso de construções novas, antes de passar a camada de reboco, calcule o trajeto dos conduítes corrugados, que deve sair da caixa de distribuição de energia para o restante do imóvel. Desenhar por onde o eletroduto (outro nome do conduíte) vai passar é uma etapa muito importante.
O caminho da eletricidade precisa percorrer a parede, distribuindo energia da rede elétrica para chuveiros, lâmpadas, tomadas e outras saídas. Com o desenho definido, é necessário quebrar a parede para fazer o “caminho” do conduíte e levar os fios aos pontos de energia do imóvel.
Colocando o conduíte
O caminho dos conduítes para fios elétricos deve ser suficientemente largo para colocá-los dentro do teto e das paredes. Uma vez que o tubo esteja inserido, use uma argamassa resistente para tapar os buracos feitos.
Um detalhe importante é que os conduítes não podem ficar dobrados. Os movimentos curvos devem ser feitos de forma suave, para o trajeto dos fios não sofrer interrupções.
Após instalá-los e tapá-los, é hora de fazer o reboco com argamassa ou outro material, para ter aquele acabamento caprichado, tapar os blocos da parede e o caminho do conduíte.
O fio dentro do conduíte
Na hora de passar os cabos por dentro do conduíte, use um passa-fio: ele é um cabo rígido, feito de plástico resistente, que tem uma ponta de metal. Na outra ponta, cole com uma fita isolante o fio que deve passar pelo eletroduto. O trabalho fica muito mais rápido e eficaz.
De toda forma, é importante ter a consultoria de um profissional eletricista, que fará toda a passagem dos fios pelo imóvel. Além disso, ele será responsável por ligar o imóvel à rede elétrica de forma segura.
Encontre as melhores marcas de conduítes na Telhanorte!
No site da Telhanorte, você encontra conduítes para a instalação elétrica da sua obra, além dos fios elétricos das melhores marcas e em vários comprimentos, que vão atender as necessidades da sua construção.
Aproveite para completar sua lista de itens para a obra: visite os setores de cimento, gesso, massa corrida, interruptores, tomadas, lâmpadas e luminárias. Mais do que isso: você pode adquirir todos os materiais de construção na Telhanorte, em um lugar só, de forma rápida e segura.