Protetor auricular
Uma das maiores reclamações das pessoas a respeito de obras tem relação com o barulho que elas fazem. De fato, alguns projetos e máquinas podem produzir sons muito altos e contínuos, gerando incômodo e até consequências à saúde. Para evitar isso, um protetor auricular deve ser usado.
Especialmente para quem tem contato direto com a obra e interage constantemente com o maquinário, esse é um equipamento essencial. Entenda qual é a importância dele e como adquiri-lo com condições especiais, com as informações que a Telhanorte separou a seguir!
Por que usar?
Como o nome sugere, um protetor auricular serve para proteger seus ouvidos dos altos ruídos produzidos durante uma obra. As fontes podem ser variadas, desde o martelar em um prego até as famosas britadeiras, cujo som pode se espalhar por muitos metros a partir de onde é usada.
Contudo, quanto mais perto da fonte, mais alto o barulho fica. Os ruídos de uma obra podem ser tão altos que são limitados por lei. Em São Paulo, para obras de construção civil, o máximo é de 85 decibéis, das 7h às 19h.
No entanto, segundo a OMS, o nível máximo de exposição recomendável a longo prazo é 55 decibéis, por isso precisamos utilizar um protetor auricular em momentos de exposição intensa. Esse é um dos equipamentos que pode prevenir uma série de problemas nos ouvidos, incluindo a surdez.
O uso de EPs
EPIs e EPCs (equipamentos de proteção individual e coletiva) são previstos em lei para garantir a segurança de quem trabalha com obras. Na lista dos itens, estão: luvas, óculos de proteção, cones, capacetes e outros acessórios essenciais para a prevenção de acidentes.
Tipos de protetor auricular
Existem vários tipos desse equipamento que podem servir para diferentes ocasiões. Na maioria das vezes, para potencializar a proteção, utiliza-se mais de um protetor auricular ao mesmo tempo.
Plug
O protetor auricular do tipo plug se encaixa dentro do ouvido. É pequeno e simples de usar, e normalmente tem um design liso ou dividido em três flanges. Na maioria das vezes, ele também conta com um cordão para colocar em volta do pescoço, deixando o uso mais prático.
Também conhecido como protetor auricular de silicone, que é o material mais comum dele, é um item muito prático, utilizado até mesmo fora de obras. Além disso, ele pode ser uma opção bastante econômica para quem precisa de proteção.
Concha
Já o protetor auricular do tipo concha é mais recomendado para quem tem contato direto com equipamentos de ruídos muito altos. Enquanto plugs já têm uma ótima proteção, de cerca de 15 a 18 decibéis, esses abafadores podem ser colocados sobre os protetores internos, oferecendo segurança extra.
Outras vantagens desse tipo de protetor auricular são o conforto ao usar e as hastes ajustáveis. Ele é colocado sobre a cabeça, com um abafador em cada ponta, que “abraça” o ouvido e impede que boa parte do som alcance o canal auricular.
Dicas para escolher seu protetor
Aqui na Telhanorte, você tem várias opções de protetores auditivos. Você pode escolher entre marcas de qualidade, como o protetor auricular da 3M, ou conforme sua necessidade.
Se você for trabalhar com serras elétricas, por exemplo, cujo ruído pode chegar a 100 decibéis, o ideal é combinar o uso dos dois tipos de equipamentos apresentados anteriormente. O protetor auricular CA e o abafador CG podem ser ideais para o que você precisa.
Aproveite as melhores condições na Telhanorte
Para ter uma obra ainda mais bem equipada, não deixe de visitar a Telhanorte e escolher todos os itens que você precisa. Temos diversas opções para você aproveitar! Se tiver qualquer dúvida, não deixe de falar conosco por meio do nosso TelhaZap.