Terminais elétricos
Uma fiação elétrica segura precisa de fios adequados e ligações feitas entre fios com terminais elétricos próprios para uso. Eles evitam O superaquecimento da rede e o aparecimento de faíscas, que podem acontecer quando se emenda cabos de forma direta e sem o isolamento correto.
Outra vantagem do uso dos terminais é proteger os equipamentos elétricos, como ventiladores de teto, chuveiros e luminárias, entre outros itens que precisam ser conectados aos cabos. Veja os tipos que a Telhanorte tem para você fazer uma instalação elétrica caprichada!
Tipos de terminais elétricos
Há vários tipos de terminais elétricos para fazer a conexão de fios de diferentes espessuras ou aparelhos e dispositivos. Assim, verifique de qual tipo precisa antes de comprar. Outro cuidado é contar quantos terminais vai usar para não correr o risco de faltar na hora da instalação.
Isolados
Esse tipo é composto de dois lados que se encaixam. O terminal fêmea é achatado no meio e enrolado nas laterais. Ele tem um material isolante, geralmente de plástico, que reveste a outra ponta. Os terminais macho e fêmea são usados para conectar fios ou cabos condutores.
Ele se encaixa no terminal macho, que é totalmente liso. Ele também vem com uma de suas pontas recoberta por um material isolante. Esses terminais são vendidos em pacotes de 20 ou mais unidades e têm tamanhos diferentes, de acordo com a voltagem e a amperagem que suportam.
Pino
Os terminais elétricos tipo pino têm um pino longo e fino, ideal para ligar fios a dispositivos conhecidos como barra de borne, que são conectores metálicos revestidos com plástico e que suportam correntes e voltagens mais altas.
Esses tipos de conectores também podem ser usados como terminais elétricos para disjuntores dos modelos mais modernos. Em vez de encaixar o fio diretamente no dispositivo, você encaixa o conector, que está ligado ao fio. Isso traz mais resistência e segurança à instalação.
Forquilha
O terminal do tipo forquilha é bastante versátil e pode ser usado para ligar fios a sistemas de distribuição de energia que tenham parafusos na sua composição. Esses terminais elétricos se encaixam perfeitamente aos parafusos, sem correr o risco de haver curto-circuito entre os fios.
Uma variação do terminal forquilha é o tipo anel ou olhal. Em vez da forquilha, ele tem uma espécie de anel na ponta, que pode ser igualmente encaixado em parafusos para fazer uma melhor conexão e com uma vantagem: ele não deixa a conexão se soltar.
De pressão
Os terminais elétricos de pressão são usados para instalações de maior porte, em redes que usam correntes e voltagens mais altas. Diferentemente dos outros, ele não possui revestimento isolante. Para encaixar o fio, o parafuso precisa ser afrouxado para colocar o cabo no espaço indicado e depois apertar o parafuso.
Uso dos conectores e terminais
Em uma instalação elétrica, usar conectores e terminais elétricos traz segurança. Os conectores fazem a ligação entre fios, e os terminais fazem a conexão com outros dispositivos. Eles têm revestimentos com materiais isolantes para evitar acidentes e escape de faíscas.
Quando for comprar os terminais, um detalhe a ser visto é a espessura do fio a ser conectado. Ela varia de tamanho de acordo com a corrente que vai conduzir. Aparelhos como chuveiros precisam de fios mais grossos, e a fiação exigirá terminais com espessura adequada.
Encontre os terminais elétricos na Telhanorte!
Para fazer a instalação elétrica com segurança, vá até a Telhanorte para comprar os terminais elétricos que precisa. Lá, você também encontrará fios, conectores, conduítes, interruptores e tomadas. O melhor disso é usar o cartão Telhanorte para realizar o pagamento com condições especiais!